Notícia

Aprovação de proposta governamental elimina cobrança de 14% para aposentados.

Saiba Mais.
Aprovação de proposta governamental elimina cobrança de 14% para aposentados.

Na terça-feira (19), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou por expressiva maioria o Projeto de Lei Complementar (PLC) 31/2023, proposto pelo governo estadual, marcando uma significativa reforma na previdência catarinense. Com 27 votos favoráveis e 11 contrários, a medida busca revolucionar a cobrança de 14% sobre os vencimentos de servidores aposentados, promovendo também a criação dos fundos SC Seguro e SC Futuro para garantir sustentabilidade ao sistema previdenciário estadual.

O PLC, agora aprovado, estabelece uma redução progressiva na cobrança de 14% sobre os vencimentos dos aposentados, visando proporcionar alívio financeiro aos beneficiários. Inicialmente, a incidência era sobre valores que excedessem um salário mínimo. A partir de janeiro de 2024, a contribuição será calculada sobre o que excede 2 salários mínimos, aumentando para 2,5 salários mínimos em 2025 e para 3 salários mínimos em 2026, encerrando a cobrança dos 14% para todos os aposentados e pensionistas na alíquota real.

O governador Jorginho Mello expressou sua satisfação com a aprovação, destacando a importância da revisão do desconto nos vencimentos dos servidores aposentados. O gesto visa aliviar a carga financeira sobre aposentados que recebem entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, segundo o deputado estadual Edilson Massocco, líder do governo na Alesc.

Além da alteração na base de cálculo da contribuição previdenciária, o projeto prevê a segregação dos segurados do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado (RPPS/SC) em dois fundos distintos. A partir de janeiro de 2024, os atuais segurados integrarão o Fundo de Repartição Simples, SC Seguro, enquanto os novos servidores farão parte do Fundo em Capitalização, SC Futuro. Essa medida visa otimizar a gestão de recursos, aplicando contribuições no mercado financeiro para garantir benefícios futuros.

O presidente do IPREV, Vânio Boing, ressaltou que as mudanças não apenas reconfiguram o panorama previdenciário, mas também demonstram um compromisso proativo com a sustentabilidade financeira do sistema diante das demandas contemporâneas e demográficas.

O projeto aguarda a sanção do governador para entrar em vigor. Entre as principais alterações, destaca-se a prorrogação do prazo de adesão à previdência complementar (SCPrev) para os servidores, proporcionando a opção de um benefício especial. Com essas mudanças, Santa Catarina busca um caminho mais sustentável para o futuro de seu sistema previdenciário.

Comentários

Últimas notícias

09 Jan
Santa Catarina
Setor de Imigração tem novo local de atendimento em Maravilha

Saiba Mais

09 Jan
Santa Catarina
Hospital São José Registra o Primeiro Nascimento de Gêmeos do Ano

Saiba Mais

09 Jan
Santa Catarina
Luciano Hang visita São Miguel do Oeste para avaliar terreno e construir a Havan

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.