Notícia

Com números recordes de HIV em 2023, Maravilha programa campanha especial para este sábado

Saiba Mais.
Com números recordes de HIV em 2023, Maravilha programa campanha especial para este sábado

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o LEO Clube Ômega Maravilha, realiza na manhã deste sábado (2) uma atividade especial para marcar a campanha Dezembro Vermelho, mês que trabalha a conscientização e prevenção do HIV.

A programação será das 8h30 às 11h30, na Praça da Igreja Matriz, com realização de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C, avaliação de índice glicêmico, sinais vitais e orientações. Em caso de chuva, a programação será realizada no Centro Especializado em Saúde.

NÚMEROS RECORDES EM 2023
Maravilha enfrenta um aumento nos casos de Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A Secretaria de Saúde de Maravilha contabilizou mais 15 pacientes com HIV neste ano, entre novos diagnósticos e transferências que chegaram de outros municípios. O número é recorde no município.

Maravilha já soma mais de 100 pacientes com diagnóstico de HIV em acompanhamento. Vale destacar que este número é apenas de casos que procuram as unidades de saúde, não levando em consideração pessoas que receberam o diagnóstico na rede particular. Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, Daiane Buzatto Spier, os diagnósticos atingem principalmente a população mais jovem, com idade entre 18 a 29 anos.

Daiane destaca que todas as unidades de saúde estão oferecendo testes rápidos para o diagnóstico de HIV, e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ela destaca que as unidades oferecem também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicação que reduz o risco de infecção pelo HIV, quando iniciada em até 72 horas após suspeita de exposição ao vírus.

A secretária de Saúde, Miriane Sartori, reforça que o aumento nos casos acende um alerta importante para a prevenção do HIV e outras ISTs. “Precisamos deixar esse alerta para a população, pois são doenças graves, mas que podem ser prevenidas. Lembramos que temos preservativos e testes rápidos em todas as unidades de saúde. O uso de preservativo é fundamental para evitar novas infecções, já o diagnóstico precoce é muito importante para reduzir complicações e dar mais qualidade de vida ao paciente. ”, destaca Miriane.

Comentários

Últimas notícias

17 Jan
Maravilha
Bloco de concreto de 300 kg cai sobre homem em Cunha Porã

Saiba Mais

17 Jan
Maravilha
Equipe educacional planeja trabalhos para 2025

Saiba Mais

17 Jan
Maravilha
Maravilha confirma os dois primeiros casos de dengue de 2025

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.