A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o LEO Clube Ômega Maravilha, realiza na manhã deste sábado (2) uma atividade especial para marcar a campanha Dezembro Vermelho, mês que trabalha a conscientização e prevenção do HIV.
A programação será das 8h30 às 11h30, na Praça da Igreja Matriz, com realização de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C, avaliação de índice glicêmico, sinais vitais e orientações. Em caso de chuva, a programação será realizada no Centro Especializado em Saúde.
NÚMEROS RECORDES EM 2023
Maravilha enfrenta um aumento nos casos de Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A Secretaria de Saúde de Maravilha contabilizou mais 15 pacientes com HIV neste ano, entre novos diagnósticos e transferências que chegaram de outros municípios. O número é recorde no município.
Maravilha já soma mais de 100 pacientes com diagnóstico de HIV em acompanhamento. Vale destacar que este número é apenas de casos que procuram as unidades de saúde, não levando em consideração pessoas que receberam o diagnóstico na rede particular. Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, Daiane Buzatto Spier, os diagnósticos atingem principalmente a população mais jovem, com idade entre 18 a 29 anos.
Daiane destaca que todas as unidades de saúde estão oferecendo testes rápidos para o diagnóstico de HIV, e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ela destaca que as unidades oferecem também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicação que reduz o risco de infecção pelo HIV, quando iniciada em até 72 horas após suspeita de exposição ao vírus.
A secretária de Saúde, Miriane Sartori, reforça que o aumento nos casos acende um alerta importante para a prevenção do HIV e outras ISTs. “Precisamos deixar esse alerta para a população, pois são doenças graves, mas que podem ser prevenidas. Lembramos que temos preservativos e testes rápidos em todas as unidades de saúde. O uso de preservativo é fundamental para evitar novas infecções, já o diagnóstico precoce é muito importante para reduzir complicações e dar mais qualidade de vida ao paciente. ”, destaca Miriane.
Comentários