Agora

Mário Engel

11:00 - 12:00

Notícia

Conta de luz fica mais cara em outubro com bandeira vermelha, decide Aneel

Saiba Mais
Conta de luz fica mais cara em outubro com bandeira vermelha, decide Aneel

Nesta sexta-feira (27), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para outubro. Isso significa que a conta de luz ficará mais cara a partir do próximo mês. A cobrança adicional será de R$ 7,87 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Em setembro, a bandeira era a vermelha patamar 1. O patamar 2 foi acionado devido ao nível baixo de chuvas no país, e o preço de referência da energia, que acaba ficando mais alto por conta da seca. Segundo a agência, o consumo médio de uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh, sem ar-condicionado.

Energia ficou mais cara

O acionamento da bandeira vermelha pela Aneel indica que gerar energia ficou mais caro. Isso porque, com a seca no Norte do país, hidrelétricas importantes geram menos energia. Para atender os horários de picos de consumo, geralmente à noite, quando a geração de energia solar e eólica cai, é necessário ativar as usinas termelétricas, que são mais caras.

A última vez que a bandeira vermelha havia sido acionada no país foi em agosto de 2021, durante a crise hídrica. Em setembro do mesmo ano, a Aneel criou a bandeira "escassez hídrica", a mais cara de todas, para atender ao sistema elétrico nacional em situação severa de seca, que afetou a geração de energia pelas hidrelétricas. Ela ficou em vigor até abril de 2022, quando a bandeira verde, sem cobrança adicional, foi acionada.

Comentários

Últimas notícias

27 Dez
Brasil
Goleiro David, ex-Maravilha Futsal, acerta com clube do Paraná

Saiba Mais

27 Dez
Brasil
Jovem cai de ponte durante foto e é salva por cadarço do namorado em SC

Saiba Mais

27 Dez
Brasil
Bebê de 9 meses morre engasgada em creche particular no Oeste

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.