Notícia

Empresa é suspeita de extrair ilegalmente 21 mil toneladas por mês de carvão mineral em SC

Ministério Público Federal estima que crime esteja ocorrendo há mais de um ano.
Empresa é suspeita de extrair ilegalmente 21 mil toneladas por mês de carvão mineral em SC

Uma empresa carbonífera de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, foi alvo de uma operação do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal e Agência Nacional de Mineração (ANM) nesta quinta-feira, dia 28, por suspeita de envolvimento em usurpação de carvão mineral.

A investigação suspeita que a unidade esteja extraindo o carvão sem o cumprimento de exigências legais determinadas pela ANM e em desacordo com as licenças ambientais. O MPF estima que a usurpação aconteça há mais de um ano, num volume mensal de 21 mil toneladas de minério bruto.

Grande parte da produção abastece uma termelétrica na região Sul do estado, que opera subsidiada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), uma espécie de fundo do setor elétrico, custeado por todos os consumidores na conta de energia.

Ainda conforme o MPF, também são apurados crimes ambientais contra a flora, destruição de vegetação e impedimento da regeneração natural, armazenamento de substância perigosa à saúde humana e fazer funcionar estabelecimento potencialmente poluidor sem autorização dos órgãos ambientais. Os crimes podem atingir a pena de 19 anos de prisão.

Comentários

Últimas notícias

08 Jan
Polícia
Filhos são levados no porta-malas do carro durante férias em família

Saiba Mais

08 Jan
Polícia
Homem é preso em Saudades por lesão corporal e porte de arma

Saiba Mais

08 Jan
Polícia
Pintor sofre queimaduras após levar choque elétrico no Oeste

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.