No dia 01 de agosto, o MMC (Movimento das Mulheres Camponesas) de Maravilha realizou mais um encontro de formação na comunidade da Linha Barro Preto, na propriedade de Evelise Mossmann Walhbrink.
O encontro serviu como troca de experiências entre as participantes deste grupo de mulheres oriundas das comunidades da Linha São Paulo, Barro Preto, Caiapo, Consoladora e da cidade. Um dos temas principais do encontro foi discutir as ações para celebrar os 40 anos do MMC em Santa Catarina, além de estudar e resgatar as sementes crioulas e plantas medicinais. Este ano, o movimento comemora 40 anos de existência e será celebrado em Faxinal das Rosas, Chapecó, no dia 18 de novembro de 2023, com a data ainda a ser definida, sob o lema "EXISTIMOS PORQUE LUTAMOS!".
Nesses 40 anos, aconteceram muitas lutas com várias conquistas. Em cada encontro, também lembramos das dificuldades enfrentadas pelas mulheres do campo. A primeira conquista foi sair de casa para lutar pelos seus direitos. Foi através da mobilização que se conquistou o reconhecimento da profissão de agricultora, o direito à aposentadoria aos 55 anos, salário maternidade e auxílio doença, o que resultou em mais dignidade às camponesas.
Além de tratar destes assuntos, neste encontro, lembramos do Agosto Lilás, que foi instituído pela Lei 14.448/22, com o objetivo de conscientizar a população pelo fim da violência contra as mulheres.
Os encontros no município acontecem 3 vezes ao ano e são agendados de acordo com a disponibilidade das mulheres participarem! Além disso, acontecem os encontros de formação em Chapecó, que são abertos a todas as mulheres que tiverem interesse em participar! Estes encontros de formação são importantes para fortalecer o movimento e empoderar as mulheres no sentido do conhecimento.
"Em cada encontro que participamos, voltamos mais animadas, com mais aprendizado para poder melhorar a vida e a alimentação de nossas famílias."
Qualquer mulher, independente da idade, pode participar do MMC. Basta entrar em contato com alguém do movimento que será muito bem-vinda!
Comentários