Notícia

Mais de 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia.

Veja Mais.
Mais de 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia.

Deitar na cama e não conseguir dormir. Vira de um lado e vira do outro... Respira fundo e tenta desacelerar a mente. O dia amanhece e você nem conseguiu dormir direito, parece estar mais cansado do que na noite anterior.

Essa é uma realidade para mais de 73 milhões de brasileiros que sofrem com insônia, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira do Sono (2021). O distúrbio do sono é caracterizado pela dificuldade de dormir e compreende uma vasta gama de condições clínicas que afetam a qualidade, o tempo ou a duração do sono e interferem na capacidade de uma pessoa funcionar adequadamente enquanto acordada. Um problema que provoca diversas consequências no dia a dia, podendo ser de curto (agudo) ou longo prazo (crônico).

O médico neurologista e coordenador do Centro de Diagnóstico de Distúrbio do Sono (CDDS), do Hospital Unimed Chapecó, Auney de Oliveira Couto, dia que as complicações na saúde ocasionadas por distúrbio do sono refletem em problemas psicológicos e físicos.

Na primeira situação ele destaca o baixo raciocínio, reação lenta, depressão, transtornos psiquiátricos e problemas de memória. Para a saúde física, os efeitos incluem o mau funcionamento do sistema imunológico, aumento da obesidade, hipertensão arterial, risco de doenças do coração e diabetes.

É importante estabelecer horários e rotinas para deitar e acordar. Manter o quarto confortável, controlar a temperatura, luminosidade e barulho, evitar o uso de tecnologias como celulares e computadores próximo aos horários de dormir e não consumir café ou outras bebidas estimulantes no período noturno.

Comentários

Últimas notícias

10 Jan
Santa Catarina
Drey, ex-Maravilha Futsal, é anunciado pela equipe de Lages

Saiba Mais

10 Jan
Santa Catarina
Bombeiros de Maravilha realizam treinamento

Saiba Mais

10 Jan
Santa Catarina
Produtor colhe abóbora com 76 kg no Meio-Oeste

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.