Agora

Wando Bernardes

08:00 - 11:00

Notícia

Novembro bate recorde de calor para o mês, e 2023 será o ano mais quente da história.

Pesquisa é divulgada no momento em que governantes negociam reduzir emissão de gás carbônico na COP28, em Dubai.
Novembro bate recorde de calor para o mês, e 2023 será o ano mais quente da história.

Um estudo feito por cientistas da UE (União Europeia) e publicado nesta quarta-feira (6) revela que o ano de 2023 será o mais quente da história. Já novembro teve a maior temperatura registrada mundialmente — 0,32°C acima do que o mês marcou em 2020.

Novembro teve ainda 1,75°C a mais do que uma estimativa da média do mês entre 1850 e 1900, período de referência pré-industrial. 

De acordo com Samantha Burgess, diretora-adjunta do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), este ano já teve seis meses com recordes de calor.

"As extraordinárias temperaturas globais de novembro significam que 2023 é o ano mais quente já registrado na história”, disse.

A pesquisa é divulgada no momento em que a COP28, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, reúne em Dubai governantes que negociam a possibilidade de, pela primeira vez, eliminar gradualmente o uso do carvão, do petróleo e do gás, que emitem CO2 — principal fonte de emissões de aquecimento. 

“Enquanto as concentrações de gases de efeito estufa continuarem a aumentar, não podemos esperar resultados diferentes daqueles observados neste ano. A temperatura continuará a subir, assim como os impactos das ondas de calor e das secas. Alcançar emissões líquidas zero o mais rapidamente possível é uma forma eficaz de gerir os nossos riscos climáticos”, disse Carlo Buontempo, diretor do C3S.

Fonte: R7

Comentários

Últimas notícias

31 Dez
Brasil
Maravilha Realiza Posse dos Novos Prefeito, Vice e Vereadores eleitos

Saiba Mais

30 Dez
Brasil
Calendário de feriados e pontos facultativos tem 18 datas em 2025

Saiba Mais

30 Dez
Brasil
Amigos tem sonhos interrompidos em Quilombo

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.