Notícia

Prefeito de Tigrinhos faz consulta sobre candidatura de cunhado e recebe resposta do TRE.

Saiba Mais.
Prefeito de Tigrinhos faz consulta sobre candidatura de cunhado e recebe resposta do TRE.

Os juízes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina analisaram uma consulta do prefeito do município de Tigrinhos, Derli Antonio de Oliveira, o Dicão (MDB). Na consulta, Dicão questiona ao TRE-SC se o cunhado dele pode ser candidato ao cargo de vice-prefeito, mesmo o próprio Dicão sendo prefeito reeleito e renuncie o mandato nos últimos seis meses anteriores ao pleito.

Ou seja, Dicão queria uma resposta do Tribunal se o cunhado Joares Lowis, corre o risco de inelegibilidade caso ele continue no cargo de prefeito ou até mesmo renuncie, para dar a oportunidade a Joares.


Consulta do prefeito negada.


Em resposta, o juiz relator Sebastião Ogê Muniz respondeu: “como é possível observar, há no questionamento formulado pelo consulente particularidades fáticas que evidenciam tratar-se de um caso concreto, que poderá vir a ser submetido a julgamento nesta Justiça especializada nas eleições vindouras, o que não se admite em sede de consulta”.O juiz pontuou que o TRE-SC já tem o entendimento que perguntas nas quais evidenciam relação direta com o próximo pleito, é uma potencial antecipação de posicionamento jurisdicional a respeito de situações que só deveriam ser enfrentadas no registro de candidatura ou em ação própria.“Portanto, não conheço da consulta, por evidenciar tratar-se de caso concreto”, frisou o juiz relator que foi acompanhado pelos colegas de Pleno

Comentários

Últimas notícias

03 Jan
Santa Catarina
25 prefeitos eleitos não tomaram posse do cargo

Saiba Mais

03 Jan
Santa Catarina
Casos de dengue em 2024 passam de 6,4 milhões; mortes somam 5,9 mil

Saiba Mais

03 Jan
Santa Catarina
Prefeitura de Maravilha anuncia mudanças no Plantão Noturno de Saúde

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.