Agora

Mário Engel

11:00 - 12:00

Notícia

SC registra cinco tornados em apenas um mês.

Fenômenos podem ter sido influenciados por forte atuação de El Niño.
SC registra cinco tornados em apenas um mês.
O estado de Santa Catarina passou por situações complicadas nos meses de outubro e novembro, que foram marcados por totais elevados de chuva bem acima da média climatológica. O resultado foram alagamentos, enchentes e diversos estragos causados por tempestades severas associada a vendavais e queda de granizo.
 
Conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) da Epagri, somente em novembro, foram confirmados pela Defesa Civil a ocorrência de cinco tornados em Santa Catarina.

Os desastres naturais ocorreram em Cunha Porã (03/11), Tubarão (11/11), Itá (16/11), Sombrio e Urupema (18/11).

Ainda segundo o Ciram, todo esse pacote de evento extremo está associado a uma primavera marcada pela atuação de um El Niño de forte intensidade, responsável por manter ativo e intenso os sistemas meteorológicos instáveis no Sul do Brasil.  

O tornado é uma violenta coluna de ar giratória, em formato de nuvem-funil, que se estende de uma nuvem de tempestade até tocar a superfície do solo. São fenômenos meteorológicos associados a tempestade severa, que resultam de uma supercélula - nuvens com intenso desenvolvimento vertical e topo frio.

Para confirmação do tornado é feita uma análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula.

Comentários

Últimas notícias

30 Abr
Santa Catarina
Esporte de Maravilha tem fim de semana marcado por grandes participações

Saiba Mais

30 Abr
Santa Catarina
Ambulância falsa é flagrada com cerca de 30 mil maços de cigarros em SC

Saiba Mais

30 Abr
Santa Catarina
Cão é encontrado em estado grave após ser vítima de maus-tratos

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.