O Sicoob Credial realizou a formatura das turmas dos programas Mulheres Cooperativistas (MC) e Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC), no fim de novembro, na Ser Auriverde, em Cunha Porã. As ações foram colocadas em prática em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop), envolvendo jovens e mulheres de cada município onde o Sicoob Credial está inserido.
Os programas surgiram com o objetivo de aperfeiçoar lideranças cooperativistas, gerando conhecimento, oportunizando novas experiências, networking e vínculos regionais. Foram nove módulos de estudos, com professores inéditos, conteúdos práticos e o envolvimento de quase 60 participantes.
LIDERANÇAS COOPERATIVISTAS
O presidente do Sicoob Credial, Márcio Luiz Schmitt, comemorou o resultado das turmas, que foram as primeiras do Estado a visitar a sede do Sescoop/SC, em Florianópolis. Conforme Schmitt, a implantação da primeira turma das Mulheres e Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC) é um marco na história do Sicoob Credial. “É um sonho que com muita dedicação conseguimos realizar, e por essa razão estamos imensamente felizes, pois sabemos que os valores e princípios cooperativistas estarão bem representados por essas duas turmas,” afirma.
Após se formar com o grupo de jovens, Rodrigo Alencar Boll, do município de Flor do Sertão, afirmou que o conhecimento adquirido no curso incentivou os alunos a participar e se envolver mais com a comunidade. Além disso, desenvolveu maior aproximação com o cooperativismo.
Para Janete Weber Jacoby, do município de Santa Terezinha do Progresso, formada na turma das mulheres, “ser uma mulher cooperativista é liderar na família, na comunidade onde vive e promover a cooperação entre as pessoas”.
Com a formatura das duas primeiras turmas, o Sicoob inicia o planejamento das próximas edições. Em 2024, novas turmas serão iniciadas com o mesmo objetivo: formar lideranças cooperativistas e desenvolver a cooperação nas comunidades.
Comentários