Agora

Wando Bernardes

08:00 - 11:00

Notícia

Sindicato luta na defesa por melhores salários de servidores da prefeitura de Maravilha.

Veja Mais.
Sindicato luta na defesa por melhores salários de servidores da prefeitura de Maravilha.

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região, SITESPM-CHR, está mobilizando a categoria dos servidores da prefeitura de Maravilha que recebem menos de dois salários mínimos. É o caso dos Auxiliares de Serviços Gerais e Vigias, que recebem salário de R$ 1.653,77.

A prestação de contas do primeiro quadrimestre da prefeitura de Maravilha informou o comprometimento da folha de pagamento em relação a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de 46,29% um percentual distante do limite imposto pela Lei que é de 54%.

Em ofício resposta ao Sindicato, o Prefeito Sandro Donatti (MDB) manifestou seu desejo em aumentar o valor do salário base dizendo: “Existe sim, um grande desejo em ajustar o salário base, principalmente daqueles inferiores a dois salários mínimos e que se almeja fazer, caso financeiramente possível, ainda na presente gestão.”

A manifestação oficial do Prefeito encheu de esperanças os servidores cujo vencimento está abaixo de dois salários mínimos (R$ 2.640,00).

Para a Direção do Sindicato e servidores com vencimento base abaixo de dois salários mínimos acendeu a luz da esperança, pois o desejo expresso do Prefeito Sandro tem origem na necessidade de valorização salarial aos servidores. E, se o Prefeito deseja é porque tem a expectativa de atender à reivindicação para acontecer o que é esperado há algum tempo.

Em Maravilha a atuação do Sindicato tem garantido direitos aos servidores. Em 2019 a Direção do Sindicato organizou ações individuais em defesa dos servidores Auxiliares de Serviços Gerais (limpeza e cozinha) para garantir o pagamento do Adicional de Insalubridade. O Sindicato ganhou a Ação em primeiro grau (fórum de Maravilha) garantindo 40% para quem limpa banheiros e 20% para quem realiza a alimentação escolar. As ações ainda não tiveram o desfecho final, mas diante do sucesso da Ação Judicial o Governo de Maravilha implementou o pagamento do Adicional de Insalubridade.

Com relação a contagem do tempo de durante a Pandemia para fins de concessão de Adicional por Tempo de Serviço (anuênios) e Licenças Prêmios a partir de 01/01/2022 também foi necessária uma mobilização coordenada pela Direção do Sindicato com a ativa participação dos servidores.

1º - No ano de 2022, o Sindicato organizou e orientou os servidores a realizarem protocolos individuais de requerimento solicitando a contagem do tempo, os quais foram indeferidos pelo Prefeito Sandro.
2º - Em 09/02/2023 a Direção do Sindicato protocolou novo requerimento visto que o Tribunal de Contas havia se manifestado, já em 2022, para os municípios realizarem o reconhecimento deste tempo. O Prefeito se manteve em silêncio quanto a questão;
3º - A Direção do Sindicato, então, informou à categoria que estaria entrando com Ação Judicial. Tomando conhecimento da ação do Sindicato e movimentação dos servidores, o Prefeito encaminhou Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, em 25 de maio de 2023, para regulamentar a contagem deste tempo. Mais uma garantia de direito conquistado pela presença e persistência da Direção do Sindicato e servidores sindicalizados.

Segundo a Presidenta do SITESPM-CHR Vania Barcellos, a Direção do Sindicato deseja que o respeito e a valorização salarial sejam garantidos aos servidores da Prefeitura de Maravilha.

Comentários

Últimas notícias

15 Jan
Maravilha
Primeiro baile do Grupo Monarcas sem Gildinho será em Maravilha

Saiba Mais

15 Jan
Maravilha
Após onda de fake news, governo decide revogar ato de monitoramento do Pix

Saiba Mais

15 Jan
Maravilha
Empresa de Pinhalzinho é a nova patrocinadora da Chapecoense

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.