Um torneio de canto de aves canoras terminou em corre-corre de participantes e abandono de animais em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, no último domingo (21), após ser alvo de uma batida sanitária. A competição descumpria uma determinação do governo estadual, em consonância com o Ministério da Agricultura, que proíbe eventos com aglomeração de aves em prevenção à gripe aviária.
Após uma denúncia anônima, a Cidasc e a Polícia Militar Ambiental (PMA) fizeram então uma operação surpresa para desmontar o evento, que tinha pássaros como coleira e trinca-ferro, conhecidos pelo canto harmonioso. A abordagem ocorreu em um clube do bairro Passagem, com fuga de parte dos envolvidos.
— Nós conseguimos manter a grande maioria no local, até ser feita a averiguação dos responsáveis e de quem possuía os pássaros. Muitas das aves abandonadas tinham anilhas, mas parte delas estava falsificada, então não conseguimos identificar o verdadeiro dono. Tinha pássaro com valor estimado entre os próprios criadores de até R$ 50 mil — disse o major Gilson Klein, à frente da PMA na região, ao NSC Total.
Autuações e 49 aves apreendidas
A PMA registrou 20 autuações administrativas e deve confeccionar uma quantidade semelhante de termos circunstanciados contra os envolvidos. Eles devem responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva. O Código Penal prevê detenção de um mês a um ano, além de multa, pela prática.
Já o corpo técnico da Cidasc, órgão responsável pelo controle de sanidade animal no Estado, emitiu 15 autos de infração com advertências aos proprietários que comprovaram a documentação de suas aves e um auto de infração e multa para o responsável por promover o torneio de passarinhos.
Ao todo, foram apreendidas 49 aves. Todas elas foram levadas ao hospital veterinário da Unisul em Tubarão para uma avaliação. As que estiverem aptas serão reintroduzidas em seu habitat natural.
Segundo a Cidasc, não foram constatados sinais que pudessem indicar alguma enfermidade respiratória e nervosa das aves apreendidas, o que despertaria alerta contra a gripe aviária.
Prevenção à gripe aviária em Santa Catarina
Eventos com aglomeração de aves estão suspensos em Santa Catarina já desde o ano passado, ocasião em que o Estado confirmou 21 focos de gripe aviária. Entre os animais doentes, 20 eram silvestres e um outro se tratava de ave de subsistência. Em 2024, não foi confirmada qualquer ocorrência. O controle rígido à doença se deve ao potencial devastador de contágio e mortandade dela entre aves.
Comentários